sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Utilizando a ferramenta Canvas no Modelo de Negócios






O Modelo de Projetos Canvas, que pode ser visto no endereço www.pmcanvas.com.br, é uma ferramenta utilizada para a compreensão de um projeto na fase de PLANEJAMENTO como um auxílio para entender os aspectos de um projeto.





A aplicação desta ferramenta incluí o envolvimento das partes interessadas, Stakeholders, em uma reunião inicial para discussão sobre o projeto, sua concepção e planejamento. Com isto todos os envolvidos no projeto trabalham para o melhor alinhamento dos objetivos estratégicos e de negócio. Esta é uma maneira de facilitar a comunicação e permite, através de uma gestão visual, uma visão do projeto como um todo.

A aplicação da ferramenta Canvas é muito parecido com um mapa mental, onde através de uma gestão visual, todos os envolvidos conseguem visualizar os pontos pertinentes ao projeto e acabam trabalhando de uma forma colaborativa como em um Brainstorming.
Outro ponto importante nesta ferramenta, é que algumas perguntas importantes, como no sistema Lean 5W2H, são respondidas e trabalhadas em equipe.


A figura a seguir nos mostra o que a equipe de projetos deve manter as questões em mente para trabalhar de uma forma interativa:


Esta ferramenta é dividida em quatro etapas, como:
1 . Conceber o fluxo de 13 passos;
2. Integrar os blocos;
3. Resolver as ações de balanceamento;
4. Compartilhar, comunicar o grupo.    



Nos blocos 6 e 7 temos uma visualização dos Stakeholders do projeto, quem são? Com isto podemos fazer uma análise destas partes interessadas e traçar nosso plano de ação de como vamos envolve-los.
No bloco 8 há uma descrição das premissas do projeto, onde o gerente do projeto não tem um controle efetivo. E no bloco 9 temos as entregas deste projeto que pode ser um ou mais produtos, serviços ou resultados. Podemos citar que estes dois blocos irão gerar o Escopo do Projeto.
Como todo projeto, as suas restrições descritas no bloco 10, são de vital importância e que devem ser trabalhadas pela equipe.
No bloco 11 temos os riscos relacionados com as premissas e entregas do projeto. Com estas informações podemos elaborar um plano de gestão de riscos com as análises necessárias para a conclusão do projeto, conforme o esperado. Neste ponto podemos fazer um estudo de Budget, orçamento, para os riscos que possam ocorrer durante a execução do projeto.
Com relação ao tempo de vida do projeto, o bloco 12 nos mostra uma linha do tempo como um diagrama de Gantt para a visualização dos Stakeholders.
Relacionado ao custo do projeto, o bloco 13 nos mostra qual o valor em moeda que este projeto irá custar, sendo que esta informação somada com o orçamento gerado na análise de riscos teremos o budget necessário para a execução do projeto. Vale salientar que os riscos que não ocorrerem irão gerar uma economia, saving, no orçamento do projeto. Esta economia está relacionada às informações gerada na análise de riscos.
Como podemos ver o Canvas é mais uma ferramenta que está disponível para ajudar os Gerentes de Projetos, as equipes e os Stakeholders a compreender as necessidades de um projeto e principalmente o seu custo.

Autoria do Canvas: O Canvas foi desenvolvido pelo professor da FGV José Finocchio Jr.

Hélio Pinesso – Executivo Sênior e Consultor em Project Management and Maintenance Management.


Nenhum comentário:

Postar um comentário