quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Um olhar diferente para o Budget , será que é possível?


Em nossa vida corporativa geralmente a chegada da primavera marca o início da preparação do orçamento para o próximo ano, o qual é chamado de Budget, em inglês. Neste período as diversas áreas da empresa realizam estudo de mercado, previsões econômicas, capacidade de produção e definem o volume de vendas e preço médio.

E ai, com base no volume de vendas previsto, orçamos as despesas e custos e lançamos os valores em um plano de contas, geralmente uma planilha em Excel ou um sistema integrado, que realiza os cálculos e gera o resultado denominado margem operacional, e quando o resultado não é o esperado temos que ajustá-lo, normalmente reduzindo as despesas.

Ai surgem essas questões:
- Como e onde reduzir o custo das despesas, visto que o mercado está cada vez mais competitivo?
- Por que minha área necessita contribuir mais que as outras?

O Sistema Lean de Manufatura idealizado pela Toyota Motor Company, tem como objetivo reduzir os desperdícios durante o processo, e apresenta em sua metodologia a ferramenta chamada Mapeamento da Cadeia de Valor, do inglês VSM (Value Stream Mapping), que é um infográfico simples e pode nos ajuda a concentrar a análise no fluxo, e encontrar/ visualizar os desperdícios ocultos tais como: superprodução, defeitos, estoque excessivo, retrabalho, transporte, espera e movimentação desnecessária.

Cadeia genérica de valor. Fonte: Porter (1989)

A representação da cadeia genérica de valor de Porter demonstra que temos atividades principais e de apoio, onde todas as atividades estão interligadas, como elos de uma corrente, e contribuem para a margem de contribuição do produto ou serviço.

Cada empresa possui sua cadeia de valor única e a otimização poderá transformá-la em uma vantagem competitiva.

Devemos mapear todas as atividades, desde a relação com fornecedores, ciclos de produção, vendas, excelência no atendimento, a distribuição ao consumidor final e serviços pós-vendas.

A utilização da ferramenta de Mapeamento de Valor (VSM) nos ajuda a visualizar as atividades, levando em consideração o fluxo de informações e materiais produtivos de forma gráfica, fornecendo uma linguagem comum a todos, e ao questionamento de cada fase do processo, com foco no entendimento se agrega ou não valor para o cliente.

Nesse momento todo cuidado é pouco na classificação de valor com as atividades, que mesmo não agregando valor, são necessárias.
O foco é o cliente, entendendo-se como cliente o consumidor final propriamente dito, empregados, acionistas e a sociedade.

Durante a análise de cada fase da atividade deve-se avaliar se existe oportunidade de melhoria e esta deverá ser tratada em um plano de ação, pois o valor é criado quando o conhecimento é aplicado o simples fato de ser identificado e não se tomar ação não agrega valor.

Uma vez definida a nova cadeia de valor, a mesma deve ser gerenciada, revisando e implementando as ações de melhoria, obtendo assim uma vantagem competitiva, pois estas impactam diretamente nos resultados, isto é na “veia” como dizem os financeiros.
Com a nova cadeia de valor e um plano de ação fundamentado você terá fatos suficientes para a tomada de decisão em seu novo budget.

Uma vez aprovado o budget temos as nossas metas e objetivos definidos para o próximo período.
A avaliação mensal onde se compara o budget com a posição real do momento é definida pelas empresas como Forecast.

Caso ocorra algum desvio do orçamento, cabe ao gestor avaliar e tomar as ações necessárias para ajustar o saldo do próximo período.

Fatores de Sucesso:  
              
- Um ótimo mapeamento da cadeia de valor depende de uma equipe multifuncional com conhecimento, habilidade e atitude;
- Trabalhar em parceria com fornecedores para avaliar toda a cadeia de valor, reduzindo assim custos de produtos e serviços comprados e vendidos pela empresa é de fundamental importância, assunto que falaremos na próxima semana quando falaremos de S&OP, isto é Sales e Operations.

Neste artigo não conseguimos passar todas as informações, se necessitar de algo mais entre em contato conosco. Até!!

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