Em
nossa vida corporativa geralmente a chegada da primavera marca o início da
preparação do orçamento para o próximo ano, o qual é chamado de Budget, em
inglês. Neste período as diversas áreas da empresa realizam estudo de mercado, previsões
econômicas, capacidade de produção e definem o volume de vendas e preço médio.
E
ai, com base no volume de vendas previsto, orçamos as despesas e custos e
lançamos os valores em um plano de contas, geralmente uma planilha em Excel ou
um sistema integrado, que realiza os cálculos e gera o resultado denominado
margem operacional, e quando o resultado não é o esperado temos que ajustá-lo,
normalmente reduzindo as despesas.
Ai
surgem essas questões:
- Como e onde reduzir o custo
das despesas, visto que o mercado está cada vez mais competitivo?
- Por que minha área necessita
contribuir mais que as outras?
O
Sistema Lean de Manufatura
idealizado pela Toyota Motor Company, tem como objetivo reduzir os desperdícios
durante o processo, e apresenta em sua metodologia a ferramenta chamada
Mapeamento da Cadeia de Valor, do
inglês VSM (Value Stream Mapping), que
é um infográfico simples e pode nos ajuda a concentrar a análise no fluxo, e encontrar/
visualizar os desperdícios ocultos tais como: superprodução, defeitos, estoque excessivo,
retrabalho, transporte, espera e movimentação desnecessária.
Cadeia genérica de valor.
Fonte: Porter (1989)
A
representação da cadeia genérica de
valor de Porter demonstra que temos atividades principais e de apoio, onde
todas as atividades estão interligadas, como elos de uma corrente, e contribuem
para a margem de contribuição do produto ou serviço.
Cada
empresa possui sua cadeia de valor única
e a otimização poderá transformá-la em uma vantagem competitiva.
Devemos
mapear todas as atividades, desde a relação com fornecedores, ciclos de
produção, vendas, excelência no atendimento, a distribuição ao consumidor final
e serviços pós-vendas.
A
utilização da ferramenta de Mapeamento de Valor (VSM) nos ajuda a visualizar as atividades, levando em consideração
o fluxo de informações e materiais produtivos de forma gráfica, fornecendo uma
linguagem comum a todos, e ao questionamento de cada fase do processo, com foco
no entendimento se agrega ou não valor para o cliente.
Nesse
momento todo cuidado é pouco na classificação de valor com as atividades, que mesmo
não agregando valor, são necessárias.
O
foco é o cliente, entendendo-se como cliente o consumidor final propriamente
dito, empregados, acionistas e a sociedade.
Durante
a análise de cada fase da atividade deve-se avaliar se existe oportunidade de
melhoria e esta deverá ser tratada em um plano de ação, pois o valor é criado quando o conhecimento é
aplicado o simples fato de ser identificado e não se tomar ação não agrega
valor.
Uma
vez definida a nova cadeia de valor,
a mesma deve ser gerenciada, revisando e implementando as ações de melhoria,
obtendo assim uma vantagem competitiva, pois estas impactam diretamente nos
resultados, isto é na “veia” como dizem os financeiros.
Com
a nova cadeia de valor e um plano de
ação fundamentado você terá fatos suficientes para a tomada de decisão em seu
novo budget.
Uma
vez aprovado o budget temos as nossas metas e objetivos definidos para o
próximo período.
A
avaliação mensal onde se compara o budget com a posição real do momento é
definida pelas empresas como Forecast.
Caso ocorra algum desvio do
orçamento, cabe ao gestor avaliar e tomar as ações necessárias para ajustar o
saldo do próximo período.
Fatores de
Sucesso:
-
Um ótimo mapeamento da cadeia de valor
depende de uma equipe multifuncional com conhecimento, habilidade e atitude;
-
Trabalhar em parceria com fornecedores para avaliar toda a cadeia de valor, reduzindo assim custos de
produtos e serviços comprados e vendidos pela empresa é de fundamental
importância, assunto que falaremos na próxima semana quando falaremos de S&OP,
isto é Sales e Operations.
Neste artigo não conseguimos
passar todas as informações, se necessitar de algo mais entre em contato
conosco. Até!!
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