terça-feira, 7 de outubro de 2014

S&OP e Budget lado a lado

O Planejamento mensal de Vendas e Operações, do inglês S&OP, (Sales and Operations Planning) é um processo que integra a média gerência e a diretoria das equipes de Vendas, Logística, Marketing, Operações e Finanças, buscando por meio de decisões integradas manter a demanda e a oferta do produto com foco no cliente.

É um processo que deve ser feito com atenção, pois é um fator de sucesso. Consiste em 5 etapas:

1 – Atualização dos Dados:
Após o fechamento do mês de vendas, ou período planejado, são atualizados os arquivos com os dados do mês anterior, como: vendas reais, volume de produção e níveis de estoque. As informações necessárias são passadas às equipes de Vendas e Marketing.

2 – Planejamento da Demanda:
As áreas de Vendas e Marketing, com base em informações qualitativas de mercado, previsões estatísticas de dados históricos e planejamento de ações promocionais, elabora um plano de vendas indicando o que a empresa está disposta a vender e oferecer ao mercado.

3 - Planejamento de Produção e Suprimentos:
A área de Planejamento de Produção prepara os planos de produção alternativos, de modo a suportar o planejamento de vendas gerado na etapa anterior, de forma que não afete a política de estoque e índices de produtividade.

4- Reunião prévia de S&OP – tomada de decisão:
Nesta reunião os integrantes da média gerência de cada área devem estar representados, pois nesse momento serão tratados os pontos divergentes, assim como os impactos financeiros. O resultado é a proposta do plano de vendas que deverá ser submetido à aprovação da diretoria.

5- Reunião Executiva de S&OP - aprovação
Na última etapa do processo na reunião executiva de S&OP é formalizado o plano de vendas junto à alta gerência da empresa.


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Um eficaz planejamento mensal de Vendas e Operações resulta em:

  • Alto nível de serviço ao cliente com um baixo custo operacional e de inventário;
  • Melhor visibilidade: comparação no volume planejado x volume realizado;
  • Atualização mensal do plano evitando surpresa no final do período;
  • Possibilidade de decisões pró ativa.


Como todo trabalho em equipe exige orientação, alguns fatores críticos de sucesso devem ser considerados...


Fatores críticos de sucesso:

 -Comprometimento da alta administração
É de fundamental importância reuniões frequentes no processo para o reconhecimento da equipe e trabalho e a definição de responsabilidades e autoridades, pois neste processo os membros da equipe necessitam tomar decisões e devem se sentir apoiados e capazes.

-Planejamento
Como todo processo de produção é baseado num caminho com início, meio e fim é primordial que todas as fases funcionem em sincronia.
O estabelecimento e o cumprimento de um calendário de reuniões é o meio em que as pessoas se sintam dono do negócio é participando.

-Comunicação
A comunicação deve funcionar de maneira clara e objetiva para que as áreas atuem com sinergia na busca do objetivo que é o foco no cliente.

-Monitoramento do Desempenho
O alinhamento do budget com o plano de vendas é importante, sendo que o número deve ser único e fornecido pela área financeira. Tenha como proposta a melhoria da acuracidade da previsão de vendas, estabeleça metas desse indicador por vendedor. Analise o processo cuidadosamente e meça o desempenho do S&OP, comparando o planejado com o realizado.

-Invista na melhoria da Equipe

S&OP não é uma questão de tecnologia e sim uma questão de pessoas... Treinamentos em Supply Chain, Six Sigma, Lean  Six Sigma sempre serão bem vindos.

Neste artigo dividimos um pouco da nossa experiência e se necessitar de algo mais entre em contato conosco.


Hilton Froldi Jr – Executivo Sênior e Consultor em Supply Chain Management.


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